Comunicado do Sindefer

Comunicado

As “negociações” na CP

A forma como as “negociações” se processam na CP é um “case study” que convém aprofundar.

Vejamos:

1. O Sr. Presidente da CP fala com o Sr. Presidente do SMAQ;

2. O Sr. Presidente do SMAQ fala com o Sr. Presidente do SRFCI;

3. No seguimento destas conversas há ”acordo” com o SMAQ, “acordo” que este comunica ao SRFCI;

4. O Sr. Director do Gabinete de Relações Laborais, algumas vezes é o próprio Sr. Presidente da CP, fala com o Sr. Coordenador da Fectrans;

5. O Sr. Director do Gabinete de Relações Laborais da CP fala com os Srs. dos outros Sindicatos, não todos, para lhes comunicar o “acordo” que resulta da fala em 1.;

6. Por fim, os restantes Sindicatos são informados e ou convocados, por e-mail, para assinarem o “acordo”;

Nos tempos que correm este método de negociação é êxito garantido para o Sr. Presidente da CP que o utiliza a favor do Poder do qual é dirigente partidário.

O Sr. Presidente da CP ao eleger o SMAQ como o único mediador com quem discute medidas menos gravosas, dentro da tolerância que o governo permite, faz divergir o movimento sindical. Ao retirar da contestação ao governo, o sindicato mais forte, em nome de cortes menores, dificulta a contestação e ao mesmo tempo consegue fazer passar uma imagem de consenso social.

Ou seja o governo mais reaccionário que se constituiu após o 25 de Abril, que nos faz caminhar para a miséria como os nazis faziam caminhar os judeus para o crematório, consegue um três em um valioso: aplica os cortes salariais brutais a todos os trabalhadores, mas a alguns consente, em determinado clausulado, cortes menores e, assim, impede a convergência.

O Sr. Presidente da CP limita-se a aplicar a sua linha politica, não é ele que está contra-natura…

Somos por limitar os estragos da governação, e subscrever eventualmente alguns acordos, não podemos é fingir que não compreendemos o que se está a passar à frente do nosso nariz. Para memória futura aqui fica escrito.

Entroncamento, 25 de Novembro de 2013

O Secretariado Nacional do Sindefer

Voltar atrás