UGTFER REUNIU COM CP

Pela 1.ª vez, na vigência deste CA, os sindicatos do grupo UGTFER foram convocados, enquanto tais, para uma reunião com a Empresa, no passado dia 18. Saúde-se tal posição se, a mesma, significar, por parte do CA, o assumir de respeito por todas as opiniões e não só de algumas circunstancialmente mais próximas.

A Empresa pôs o enfoque na importância que, estas organizações, tiveram ao longo de mais de 20 anos no encontrar de soluções que garantissem paz social e progresso no Sector, não se podendo esquecer que, os Acordos de Empresa e Regulamentos de Carreiras, foram inicialmente assinados por estas organizações, e nem sempre consensuais à época da assinatura inicial, pelo contrário, mas hoje, a nível dos trabalhadores e suas diversas organizações, ninguém de boa-fé os contestam e todos lutam pela sua manutenção e integral cumprimento.

Estes Sindicatos, desde logo, tornaram claro que não estão disponíveis para aceitar cortes, ou algo semelhante, nos Acordos, livremente assinados, e se outras razões não existissem, bastava constatar que, apesar da mega austeridade imposta, o país deve, hoje, mais aos seus credores que no passado recente, o que quer dizer que não é pelos trabalhadores ganharem menos e não usufruírem os direitos, duramente negociados, que Portugal melhora, pelo contrário.

A Empresa compreendeu a posição dos sindicatos mas considera que está na altura de começar a “encher o copo” procurando soluções para o futuro do caminho-de-ferro, pois que não acredita no regresso ao que existia antes da crise, ou seja, ao que existia em finais de 2010.

A Empresa sugeriu que, a base de entendimento para discussão do futuro, pode ser o documento do “grupo de trabalho para as infraestruturas de alto valor acrescentado”, o que não mereceu reparo e, nesse sentido, irá com brevidade criar condições de discussão em todo o grupo CP, envolvendo Quadros e Organizações.
O documento pode ser lido aqui

SINDEFER – SINFESE – SINFA – SINAFE - SIOFA

Voltar atrás