SINDEFER

Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia

Acordos EmpresaBreve HistorialEstatutosHistóricoContactos

 

 
Senhores Deputados do PS

Tenho lido algumas postagens de Deputados do PS a defenderem o governo pela "falta de comboios na CP".

Se os senhores deputados querem defender o governo e o senhor ministro, devem procurar saber antes quais são os verdadeiros problema em equação. É que, ao misturarem supressões de comboios e necessidades de novos comboios, acabam por dar os trunfos aos adversários, que acusam o governo daquilo que verdadeiramente ainda não tem culpa, o de não haver comboios novos, porque pura e simplesmente ainda não os podia haver!!!

Não é, pois, pelo governo ainda não ter decidido adquirir novos comboios que, a CP, suprime comboios todos os dias! A aquisição de comboios só produzirá efeitos passados três a quatro anos, após a decisão, se tudo correr bem, ou seja, se não se mandar comprar agora, a situação piorará no futuro. Até lá podem decidir alugar comboios disponíveis e devem-no fazer.

A CP suprime comboios por falta de material circulante disponível, que está imobilizado por incapacidade de a EMEF o reparar. Porque é que a EMEF ainda não tem capacidade para o fazer?
Porque o senhor secretário de estado do tesouro, Álvaro Novo, não despacha a admissão de novos trabalhadores e enquanto a EMEF não tiver mais trabalhadores com qualificações, o material circulante ficará cada vez mais imobilizado, porque não há mão de obra para o reparar, logo leva a novas supressões. Aqui, queiram os Senhores Deputados desculpar, o governo é Responsável, já lá está vai para três anos, tempo suficiente para desbloquear a admissão de trabalhadores.

Falem com o Tesouro, pressionem o Tesouro, para acelerar a decisão de autorização de admissão e estão a ajudar o Governo. Não esquecer que a Formação deles demora um ano e há outros trabalhadores que continuam a ir para a Reforma. O problema das supressões na CP, por falta de material circulante é este e vai acentuar-se antes de melhorar se entretanto as decisões correctas forem tomadas.

Evidentemente já há abutres a dizer que reparam comboios, mas isso é outro filme para outras postagens...

Francisco Fortunato
Voltar atrás