SINDEFER

Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia

Acordos EmpresaBreve HistorialEstatutosHistóricoContactos

 

 
Alugar comboios não é como alugar carros

Os espanhóis só têm 4 automotoras 592 para alugar e só estarão operacionais lá para Dezembro. A sua adaptação ao rádio solo-comboio e ao convel custa 200.000€ por unidade, o preço do projecto já está consolidado pelos alugueres anteriores.

Alugar outras séries necessitam de novo projecto de homologação técnica, sensivelmente um milhão de euros, mais os 200.000€ por unidade para adaptação ao rádio solo-comboio e ao convel e demorará possivelmente um ano.

Esta adaptação só pode ser feita pela Bombardier, fabricante de comboios, com queixa em Bruxelas contra a CP/EMEF, ou seja, a CP está "dependente" da boa vontade de terceiros.

Consta-se que o ministro, sem ter secretário de estado à altura, confiou cegamente na rapaziada amiga que outro parceiro/a do governo lhe soprou ao ouvido. Agora, vai ser o principal protagonista de um dos mais sérios problemas que o governo vai ter para resolver nos próximos meses. Ainda a procissão vai no adro.

Nota Pessoal
Entretanto os papagaios de serviço só falam da necessidade de comprar comboios, fabricantes aplaudem com mãos e pés, quando há material circulante suficiente, desde que, esteja reparado. Até os "amigos do dito" acordaram.

Francisco Fortunato
Voltar atrás