SINDEFER

Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia

Acordos EmpresaBreve HistorialEstatutosHistóricoContactos

 

 
Ou há uma regra que se aplica a todos ou...

A CP e a Refer (IP), pela calada, foram atribuindo, ao longo dos anos, chorudas indemnizações a Quadros Superiores que, chegados à idade da reforma, se mantinham na Empresa.

Em muitos desses casos, as Empresas, atribuíram tal indemnização, porque, segundo fazem constar, ter sido a única forma de, os interessados, no esquema, irem embora, caso assim não fosse, ficariam até aos 70 anos.

Também é verdade que, na Calçada do Duque, há quem nem sequer esconda, de viva voz, essa sua intenção.

Tal desculpa, das Empresas, não colhe. Se os ditos não querem trabalhar mas "ameaçam" ficar até aos 70 anos, se não forem indemnizados, há mecanismos na Lei que permitem resolver o problema.

As Empresas não podem premiar, com indemnizações significativas, quem não querer cumprir os seus deveres e, pelo contrário, não premiar quem cumpre, dizendo que não há dinheiro.

Premeiem-se todos, baixando, por exemplo, o tecto de 100.000€ e aplique-se a Lei a quem querendo ficar, não quer trabalhar, forçando ao esquema. Falamos apenas de casos em quem já tem a idade de ir para a Reforma sem qualquer corte da Segurança Social.

Caso assim não seja, todos têm o "Direito" de irem ficando. Para bom entendedor...

Nota
Também para a EMEF, que sempre foi o parente pobre de todos estes Direitos, deverá ser aplicada a regra.
Voltar atrás