SINDEFER

Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia

Acordos EmpresaBreve HistorialEstatutosHistóricoContactos

 

 
IP | Não há acordos perfeitos! (comunicado)


Comunicado
Não há AE (acordos de empresa) perfeitos. Uma negociação entre partes que, na IP, são três, a Empresa, os Trabalhadores e o Accionista Estado, está claramente dependente de políticas salariais aprovadas no OE.

Observando o já longo percurso das negociações não custa perceber que se entrou no corredor da meta. Ninguém deixa de concluir uma maratona quando lhe faltam apenas alguns metros, nem ninguém continua a correr indefinidamente, quando já estão concluídos os 42,195 km da dita.

Numa Empresa em que o número de Organizações dos Trabalhadores é relativamente elevado a parte final das negociações tende a ficar presa por pequenos pormenores, certamente importantes, mas que, a não serem ultrapassados, por boa vontade das partes, tendem a estagnar o longo caminho percorrido. Sentimos que isso já estar a acontecer.

Para nós a Maratona está a chegar ao fim, admitimos que, para alguns, ainda seja necessário mais algum tempo para a terminarem. Uma maratona é isso mesmo, mas convém lembrar que, nunca em nenhuma Maratona, os últimos a chegar fizeram melhor tempo que os primeiros, concluíram-na e isso foi a sua vitória, nada mais.

16/01/2019
Voltar atrás