SINDEFER

Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia

Acordos EmpresaBreve HistorialEstatutosHistóricoContactos

 

 
EMEF | Informação sobre a amena conversa de ontem

Teve lugar, no dia de ontem, uma amena conversa com o CA da EMEF, acompanhado pelo Director Geral e pela Directora Adjunta. O sr. presidente falou dos problemas, por demais conhecidos, da EMEF, dando conta que o TdC alargou o prazo, para a reestruturação da EMEF, até ao final do ano. Leia-se integrar a EMEF na CP ou o Cliente CP ser 80% ou mais da receita da EMEF, o que significa continuar a alienar todo o negócio suplementar. Tal como já aconteceu com a Medway.

O presidente falou ainda, da dificuldade do recrutamento, pelo baixo salário inicial, culpa da EMEF, porque nada a obriga a admitir os trabalhadores pelo índice remuneratório inicial, e pela continuação da saída de trabalhadores para a reforma, mercê das longas carreiras contributivas.

Nada de novo mas a amenidade da conversa tornou o encontro muito agradável.

Em relação aos próximos dias ficou-se a saber que a Tutela vai estar presente nas negociações do AE e do RC, o mesmo negociador da IP e da CP, o que é positivo.

Ficou assente que a discussão já havida a nível do clausulado geral do AE, no qual há um acordo quase total, é tomada em linha de conta, pelo que, verdadeiramente, o que vai estar em discussão, nas próximas reuniões, é o RC e os novos valores das tabelas salariais, assim como, os valores actualizados das cláusulas de expressão pecuniária.

Foi claro que os lucros de milhões que, a EMEF, tem acumulado, sucessivamente, nos últimos anos, têm, em parte, de ser redistribuídos pelos trabalhadores. Se a EMEF tem esses resultados positivos aos seus trabalhadores o deve, tantas são as contrariedades. Podemos até dizer, caso não houvesse tanta contrariedade, que a EMEF é uma verdadeira "galinha dos ovos de ouro".

Ficámos, pois, a aguardar, no decorrer da próxima semana, a marcação da reunião de negociação. É esta a informação amena sobre o encontro de ontem.
Voltar atrás