SINDEFER

Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia

Acordos EmpresaBreve HistorialEstatutosHistóricoContactos

 

 
Sabe quem escreveu este texto?
Criada a partir da área industrial da CP, a EMEF afirma-se cada vez mais como uma empresa relevante e de sucesso no sistema ferroviário.

Tendo como principal objetivo assegurar a manutenção, a qualidade e a fiabilidade do material circulante da CP, a EMEF não deixa de explorar outras oportunidades de negócio. O reconhecimento das suas competências e a competitividade das soluções propostas permitem à EMEF e suas participadas conquistar novos clientes, tanto no mercado nacional como internacional. Este processo deve ser intensificado, pois garante o desenvolvimento e a sustentabilidade da empresa.

Apesar das adversidades e constrangimentos que enfrenta, a EMEF não vai deixar de pautar a sua atuação de forma a garantir a continuidade dos postos de trabalho. A realização dos estudos prévios para a criação de uma nova oficina de rodados no Parque Oficinal do Centro, no Entroncamento, constitui uma prova da vitalidade e de crescimento da empresa. A concretização desta unidade de manutenção e reparação de rodados representará um importante investimento da EMEF na expansão da sua capacidade de produção e exportação, dirigindo-se tanto para o mercado ibérico, como para o mercado europeu – isto é, contemplando serviços para ambas as bitolas.

Também a aposta contínua no desenvolvimento de novas tecnologias será determinante para responder, com sucesso, aos desafios do futuro. A EMEF foi pioneira na investigação e criação de soluções inovadores, aplicando sistemas de monitorização, gestão e comunicação remota muito antes de se falar na Internet of Things. Esse pioneirismo é reconhecido mundialmente, reforçando o posicionamento das soluções desenvolvidas em Portugal para este setor. O apoio contínuo da CP às necessárias “provas de conceito” demonstra o empenho do acionista no processo de afirmação da EMEF e das suas participadas no mercado nacional e internacional, aliando a inovação às necessidades de manutenção e otimização do material circulante existente.

O projeto de remodelação profunda nos comboios Alfa Pendular vem também demonstrar a capacidade da EMEF em se posicionar como promotora de inovação ao nível do desenvolvimento de conceitos e design de produtos integrando, com sucesso, recursos e competências externas disponibilizadas pela indústria nacional. A liderança assumida pela EMEF na gestão deste processo é reconhecida e valorizada pelos diferentes agentes do mercado.

Os resultados financeiros positivos que a EMEF tem conseguido consolidar nos últimos anos, graças ao empenho de todos, comprovam que é possível trilhar um caminho sustentável e de crescimento, que leva a um modelo de empresa cada vez mais competitivo.
Voltar atrás